segunda-feira, 15 de março de 2010

REUNIÃO PAIS

Sábado dia 13/03 tivemos uma gostosa Reunião com os pais dos Evangelizandos. Foi uma reunião muito descontraída e cheia de ensinamentos para todos nós, onde pais e evangelizadores trocaram muitas informações utéis ao bom desenvolvimento de nossos pupilos. O texto que inspirou nossa conversa foi "Educação Espírita no Lar" tirado do site CVDEE (Centro Virtual de Divulgação e Estudo Espírita)que por sua vez gerou a seguinte pergunta: "QUAL É O PAPEL DOS PAIS ESPÍRITAS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS?".
A Reunião aconteceu da seguinte forma:
- Prece
- Agradecimentos aos pais pela presença;
- Recados sobre nossas atividades
- Opinião e sugestão dos pais sobre nosso trabalho
- Discussão do tema (momento em que abrimos para conversas e os pais tiveram oportunidades de exporem suas idéias e dúvidas)
- Dinâmica do Abraço.

Confiram abaixo o texto usado e aproveitem para refletir sobre ele. bjos a tdos.

Textos de apoio
"Educação Espírita no lar
Preocupam- se, hoje, em todo o mundo, os problemas da educação da criança e do adolescente.
Imensos esforços têm sido despendidos por educadores, psicólogos, pedagogos, religiosos e pensadores, buscando melhores métodos e recursos para educar.
Embora com todos os aparatos científicos, culturais, técnicos, financeiros e belíssimos estabelecimentos de ensino, a juventude c aminha desorientada e rebelde, a criança desamparada e a família vive momentos aflitivos na atualidade.
Onde o melhor lugar para o processo da educação da criança?
A Doutrina Espírita esclarece-nos em O Livro dos Espíritos, questão no. 582 - Pode- se considerar como missão a paternidade? Respondem os Espíritos:
"Ë, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o torna propicio a todas as impressões."
O sábio evangelizador espiritual Emmanuel no livro O Consolador, questão no. 110, assim afirma sobre a missão educadora no lar: "A melhor escola ainda é o lar, onde a c riatura deve rec eber as bases do sentimento e do caráter."
Os pais espíritas, compenetrados de seus deveres fundamentais de educação, pelo conhecimento espírita e com a exemplificação de seus sagrados deveres à luz da Doutrina Espírita, receberão os filhos com o coração renovado e amadurecido, despendendo energias de amor para orientar, esclarecer e corrigir a personalidade dos filhos.
O psicólogo Pierre Weil, em seu livro: A criança, o Lar e a Escola, faz importante advertência:
"No mundo inteiro está-se passando fenômeno muito sério e cujas consequências ainda não podem ser avaliadas inteiramente: a da transmissão progressiva dos poderes dos pais e da família para os mestres e a escola.
(...) Todas as experiências educacionais no sentido de substituir a família por internatos, c idades de crianças ou lares artificiais em pavilhões, fracassaram, pois a família se revelou fator indispensável à educação da criança e sobretudo à sua estabilidade emocional."
O campo do sentimento, elemento básico da personalidade, precisa ser muito cuidado no lar, conforme afirma o escritor espiritual Irmão X, no livro Luz no Lar,na lição no. 34 - "Resposta do Além":
"Em cada c idade do mundo pode haver um Pestalozzi que coopere na formação do caráter infantil, mas ninguém pode substituir os pais na esfera educativa do c oração".
No campo da educação dos sentimentos e do caráter no período infantil dos filhos , os pais são os grandes mestres do coração, seja com seu bom ou mau comportamento, pois tudo serão lições que ficarão gravadas em sua memória mental.
A criatura humana é cérebro e coração, inteligência e sentimento; desse modo , não é somente o intelecto que deverá ser trabalhado, porém muito mais os valores do coração, iniciando- se o mais cedo possível, na fase infantil, no ambiente familiar. (...) ( Barc elos , Walter. in: Educ adores do Coraç ão, editora: )

Nenhum comentário:

Postar um comentário